Banner de Padre Marcos
Caminho navegado

Início Notícias

Projeto Cine Tela Verde Promove Educação Ambiental em Pimenteiras

Data: 25/06/2026

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Pimenteiras realizou hoje mais uma importante atividade da programação da X Semana Municipal do Meio Ambiente com o lançamento do Projeto Cine Tela Verde, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente voltada à promoção da educação ambiental por meio do cinema.

A ação contou com a participação dos alunos do Educandário Municipal Conceição Lustosa, que assistiram à animação “Cante e se Encante com a Caatinga”, uma obra que transforma o sertão em um cenário de aventura e aprendizado, apresentando de forma lúdica a riqueza da Caatinga e os desafios enfrentados por esse importante bioma brasileiro. O filme aborda temas como a perda de habitat, o desmatamento, a caça ilegal e a conservação da biodiversidade.

Após a exibição, foi realizado um momento de interação e diálogo com alunos e professores, relacionando as situações apresentadas no filme com a realidade ambiental de Pimenteiras. Durante a atividade, foram discutidos os principais desafios ambientais enfrentados pelo município, como o desmatamento, os incêndios florestais, a caça ilegal, o tráfico de animais silvestres, a perda de habitat natural, o uso inadequado de agrotóxicos e os impactos das mudanças climáticas que já afetam nossa região.

A atividade reforça a importância da educação ambiental na formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação dos recursos naturais, fortalecendo a construção de uma Pimenteiras mais sustentável e preparada para os desafios do futuro.

A ação integra a programação da X Semana Municipal do Meio Ambiente, que neste ano tem como tema “Pimenteiras pelo Clima”, promovendo a conscientização ambiental e o debate sobre os desafios climáticos e ambientais que impactam nosso município.

X Semana Municipal do Meio Ambiente
Pimenteiras pelo Clima