Banner de Padre Marcos
Caminho navegado

Início Notícias

UMA CAMINHADA PARA QUEBRAR TABUS

Data: 19/05/2023

No dia 18 de maio de 1973 houve um assassinato, extremamente, revoltante e trágico, visto os requintes de crueldade que uma menina, capixaba de Vitória(ES), foi submetida - mesmo depois de morta ainda passou.

Devido a essa extrema barbárie, a Prefeitura Municipal de Pimenteiras, através da sua Secretaria de Assistência Social pelo CREAS, promoveu neste período do ano, conhecido como Maio Laranja, uma programação com o intuito de conscientizar a população pimenteirense quanto ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. 

Houve grande mobilização e várias ações até essa data (18/05) no município, que hoje foi finalizada com a caminhada envolvendo as instituições escolares do município e estado, representantes da saúde, com a ação direta dos funcionários públicos da Assistência Social: Secretaria e suas coordenações do CREAS e do CRAS. "Este Mês Laranja foi repleto de ações em prol do combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e é fundamental que essa luta não se interrompa. Nós, do CREAS, estamos extremamente satisfeitos com a magnitude dessa mobilização. A Caminhada e a distribuição de panfletos no dia 18 superaram nossas expectativas. Expressamos nossa gratidão a todas as pessoas envolvidas, bem como à Prefeitura Municipal de Pimenteiras, que abraça essa causa tão importante.

Pimenteiras está Fazendo Bonito!", explicou a coordenadora do CREAS e responsável pela campanha Maio Laranja, Sabrina Moura.

Para a secretária de Assistência Social Marilúcia Alexandre, a campanha intitulada: 'Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes' é um alerta a toda a sociedade para preservar a inocência das crianças e segurança dos adolescentes. "Passados cinquenta anos do ocorrido com a menina Aracelle, que foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável, além de ter seu corpo desfigurado por ácido, é forte, mas necessário para quebrar tabus e nos alertar para o que um ser humano ruim pode fazer com nossos filhos. "Nós, abraçamos essa causa, eu tenho até uma situação familiar com algo assim e posso dizer que é muito real e necessário o despertar de nós pais e sociedade como um todo", contou Marilúcia. 

Os alunos do 6° ano, do Educandário Municipal Conceição Lustosa, apresentaram cartazes com ações a serem feitas em prol da causa e os adolescentes do NUCA, demonstraram numa peça teatral, os riscos de pessoas próximas da família estarem abusando de crianças. O CMDCA e Conselho Tutelar também marcaram presença. Houve ainda sorteio de bolsas e camisas da campanha aos alunos e distribuição de lanches.

Estavam presentes vários secretários e o secretário de Governo, Alex Lacerda, representou a prefeita Lúcia Lacerda que estava fora da cidade, por compromissos na capital, Teresina-PI.