Roda de Conversa realizado sobre TEA no Curral de Pedras
Data: 13/06/2023Nesta terça-feira (13/06), a Prefeitura Municipal de Pimenteiras, através da Coordenação Municipal para Inclusão da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria de Educação, COMUDE e APAE, realizou uma roda de conversa aos profissionais da educação dos núcleos 2 e 5, no colégio Curral de Pedras, com o psicólogo do CREAS Cláudio Wesley, em alusão ao Dia Mundial do Orgulho Autista em 18/06.
De acordo com o presidente do COMUDE José Carvalho, o objetivo é preparar os profissionais para lidar com possíveis casos de autismo na comunidade escolar e saber como agir. "Foram encontrados, após mapeamento realizado pela Coordenação, 363 casos de pessoas com deficiência em Pimenteiras, e já tivemos muito avanço a este público em nossa cidade, inclusive dois assentos documentados no CONEDE", contou José.
Para a articuladora do selo UNICEF e presidente da APAE local, Alyne Fonseca, falar a mesma linguagem no quesito inclusão é fundamental. "Realizamos inúmeras ações aos deficientes de Pimenteiras, pois nosso desejo é que a cidade seja referência em inclusão. A APAE foi criada com sede própria, foram distribuídos mais de 170 próteses e orteses, o bairro Vila Nova é adaptado, participamos da Olímpiadas da APAE e tivemos destaque com os atletas, a população tem acesso a itens como: cadeiras de roda e de banho, aparelhos auditivos e tantos outros; foi contratada uma intérprete de LIBRAS aos eventos, além de Pimenteiras ter sido convidada a ser município projeto piloto, junto com Cocal", explicou Alyne.
Estavam presentes também o diretor da escola Givanildo Lacerda, vereador Filho Gomes, a assistente social do CREAS Danubia Fernandes, Joana Darc da APAE e o palestrante, o psicólogo do CREAS Cláudio Wesley.
A roda de conversa esclareceu ainda mais os professores e todo corpo docente dos núcleos citados. Houve bastante interação com o palestrante sendo sanada dúvidas sobre como identificar alunos com o Transtorno Espectro Autista e ajudar a conscientizar os pais destas crianças.
Foi servido um delicioso café e finalizado com cordel pelo professor José Adson aos aniversariantes.









