Banner de Padre Marcos
Caminho navegado

Início Notícias

Pimenteiras presente na 1ª Oficina da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária em Saúde

Data: 29/11/2023

A Secretaria Municipal de Saúde de Pimenteiras esteve presente na 1ª Oficina da Assistência Farmacêutica na Atenção Primária em Saúde, realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), nesta terça-feira (28), em Teresina. De acordo com informações postadas no Portal da Saúde do Governo do Estado, o evento foi promovido em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-PI) e o Ministério Público do Piauí (MP-PI) e reuniu gestores e profissionais de saúde envolvidos no serviço farmacêutico nos 224 municípios piauienses.

Entre os aspectos abordados, os palestrantes falaram sobre a apresentação do instrumento de referência dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica e os avanços e desafios da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. 

Na avaliação da superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, a oficina traz um saldo positivo, por proporcionar a troca de informações e intensificar parcerias entre o estado e os municípios. “O intuito desse evento foi organizar e fortalecer o serviço de assistência farmacêutica em todos os municípios piauienses, desde a sua distribuição, o armazenamento, a dispensação e o cuidado aos pacientes”, finalizou.

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Pimenteiras e o farmacêutico estiveram presentes representando o município de Pimenteiras-PI.

De acordo com a coordenadora, os recursos serão pleiteados destinados ao Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica - Qualifar - SUS que está aberta adesão aos municípios com Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM baixo e médio, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, para o ano de 2023. "São 11 vagas para os municípios de porte 3, estamos concluindo a adesão e temos grandes esperanças de sermos contemplados, para que a assistência farmacêutica do município de Pimenteiras se fortaleça mais e chegue aos munícipes com mais agilidade e qualidade", informou.