Gestor Municipal
Maria Lúcia Lacerda nasceu em Quiterianopolis - Ceará, primogênita de nove outros irmãos que ajudou a criar e educar. Constituiu família com o ex-vereador e prefeito Chico Bezerra na cidade de Pimenteiras. Lúcia estudou em escola pública a vida toda, sempre foi pela causa social e gostou de cuidar de gente desde muito jovem, se formou em Serviço Social na cidade de Picos, na UNOPAR, se pós-graduou em Gestão Ambiental, como primeira dama da cidade ficou ainda mais latente sua atuação junto a causa social, ainda mais quando se tornou vice-prefeita do prefeito, por dois mandatos, Venício do Ó, seu assessor até hoje! Considerada por muitos como uma “mãezinha”, em 2021 se tornou a primeira mulher prefeita de Pimenteiras, faz parte da APPM com as outras mulheres prefeitas do estado do Piauí, além de ter se tornado presidente do Conselho da Mulher Municipalista (CMM).
Biografia completa:
Nascida em 15 de setembro de 1961, em Santo Antônio distrito de Quiterianópolis. Primeira filha do casal: da senhora Maria Soares Setúbal (Dona SOCORRO) e senhor Francisco Melo Pereira (CHICO AMÉLIO, in memoriam), foi uma criança cheia de alegria e mimada por seus pais, avós e toda a sua família. Adorava brincar de bonecas, fazer comidinha (as brincadeiras de sua época); e, logo as brincadeiras já ganharam ares de responsabilidade, pois não demorou muito e, rapidinho, ganhou 09 irmãos.
Era óbvio que teria que ajudar seus pais com tarefas de casa e cuidados com os irmãos menores, responsabilidades e tarefas que desenvolve até hoje. Na adolescência, nos tempos de escola, mudou-se com os seus irmãos para a cidade de Independência, apesar de que o tempo para estudar era pouco, porque tinha que tomar conta da casa e cuidar dos irmãos, para que todos fossem à escola, fizessem as tarefas e se dedicassem aos estudos. Alguns foram adiante, hoje são: professores, advogada, historiador; outros, assim como ela, tiveram outra visão, voltaram para o interior e se dedicaram a outras profissões: comerciantes, políticos, servidores públicos e agropecuaristas.
Em certo período de férias, no Piauí, conheceu um rapaz encantador, Francisco Edson Barros Bezerra (CHICO BEZERRA), esse encontro uniu amor, ideais, trabalho e companheirismo, que acompanham o casal onde quer que vá há quase 30 anos. Desta feliz união vieram dois filhos: JUNIN e MAYARA, além de dois netinhos: IURI e SOFIA.
Após os filhos crescerem, Lúcia Lacerda, que sempre estudou em escola pública, tomada pela ânsia de saber mais a cada dia, deu início a sua vida universitária. Ela retornou os estudos, graduou-se em Assistente Social e não satisfeita com uma única formação, se especializou na área de Gestão Ambiental, fazendo assim sua pós-graduação.
A vocação para trabalhar em benefício da população, seja ela carente ou não, teve influência direta da família paterna, uma herança política que teve influência direta de sua tia e madrinha: Terezinha Lacerda (in memoriam), líder política da região de Independência e Quiterianópolis-Ceará. Sendo assim, podemos dizer que LÚCIA LACERDA já nasceu com vocação política nas veias. Já no Piauí, foi seguidora da liderança de Pedro Alexandrino Nogueira e do deputado federal Genecias Noronha.
Entretanto, entrou mesmo para a política, como companheira fiel do seu esposo na Câmara Municipal de Pimenteiras, legislatura por 02 mandatos de vereador e mais tarde como primeira dama no Executivo, onde desenvolveu um belíssimo trabalho a frente da ação social e demais órgãos; graças ao seu destemor, amor ao trabalho e senso de justiça, traços marcantes que carrega desde criança.
Lúcia Lacerda sempre acolheu mendigos e doentes, até mesmo em sua casa que está sempre de portas abertas ao povo. A frente do Executivo como vice-prefeita de Pimenteiras por dois mandatos não foi diferente, ao contrário, o trabalho de assistência aos necessitados e doentes se intensificaram.
Lucia Lacerda está à frente e arquiteta há mais de 10 anos uma das mais notáveis obras sociais de Pimenteiras: “A SAÚDE DO POVO PIMENTEIRENSE”. A visualizamos com frequência em visitas a hospitais, Secretarias de Saúde, UPAS e postos de atendimento de Pimenteiras e em Teresina. Está à frente de caravanas da saúde, ocular, de combate as endemias, saúde da mulher e demais outras tão importantes quanto. Podemos dizer que Lúcia Lacerda poderia adotar como sua característica principal o “TRABALHO, SERVIÇO E AMOR DEDICADOS AOS POBRES E AOS DOENTES”.
Lúcia Lacerda, como uma boa brasileira, não desiste nunca! Continuou o seu belo trabalho junto à comunidade, exercendo o seu papel de cidadã proativa, que sempre foi. O desejo de transformar Pimenteiras continuou vivo dentro dela. Crente de que a vitória chegaria, com este pensamento e com esta força de vontade, juntamente com o seu braço direito, Venicio do Ó, prefeito de Pimenteiras por dois mandatos, ao qual ela esteve de vice, acreditaram no sonho, sem medir esforços candidatou-se e foi eleita a PRIMEIRA MULHER PREFEITA do Município de Pimenteiras, com uma votação histórica.
Graças ao apoio e confiança depositada a ela, de todas as comunidades Pimenteirenses, hoje nós temos a frente do nosso município uma prefeita determinada, honesta e comprometida com os direitos humanos de cada pimenteirense. Afinal Lúcia Lacerda, conhece e sabe o nome e aonde reside cada pimenteirense, sabe das dificuldades e necessidades que cada pimenteirense precisa e clama.
Os órgãos públicos, as Secretarias, os funcionários efetivos e terceirizados são pessoas de sua confiança e capacitadas para atender e suprir as necessidades da população; todos juntos formam um time para conquistar o melhor para a cidade e a todos os pimenteirenses.
Queremos dizer a prefeita Lúcia Lacerda, que existem mulheres de todos os tipos, e principalmente em Pimenteiras, a grande maioria é do seu tipo: guerreira, batalhadora, determinada, que sabe o que quer e vai à luta! Mulheres incansáveis, que passam o dia inteiro correndo atrás dos seus objetivos e que ainda conseguem se manter lindas e firmes. Mulheres que são mães ou sonham um dia vir a ser, ou ainda aquela que não pôde ser e acaba se tornando mãezona de tantos outros, assim como a prefeita Lúcia Lacerda que é, carinhosamente, chamada por muitos de seus seguidores de: MÃEZINHA.
Parabéns prefeita LÚCIA LACERDA!!!!!, devemos nos orgulhar, porque temos em você uma representante nas urnas, na dignidade e nas lutas por dias melhores. Olhando seu exemplo de lutas, derrotas e conquistas, devemos ter a consciência que não existe nada impossível, que a nossa garra e nosso amor, não possa alcançá-lo! E as mulheres já provam ao mundo que se elas quiserem podem ser: agricultora, faxineira, prefeita, juíza, professora, médica, advogada ou até mesmo Presidente da República, elas podem ser! E são!
Parabéns prefeita Lúcia Lacerda, legítima representante da mulher, seja ela pimenteirense, piauiense, cearense, brasileira ou não. Você representa a beleza a garra, a valentia, o charme, o trabalho, a disposição, a graça de ser MULHER, as vivências e os ensinamentos de quem conhece o cargo que ocupa.
Nossa prefeita é uma exímia mulher do século XXI!
Analogias - MARIA LÚCIA DE LACERDA,
- A bem aventurada
- Mulher que inspira
- Mulher decidida, mais que poderosa, simplesmente soberana.
- Ela é determinada, guerreira, forte e decidida. Se você não consegue fazer o que ela faz, fique na sua calmaria!
- Mulher poderosa incomoda, mas também impressiona.
- Não existe força maior no mundo do que a de uma mulher determinada.
- Ela caminha em paz e tranquila, trabalha, trabalha e o povo agradece!
- Uma mulher forte sabe que cada obstáculo é uma oportunidade de aperfeiçoamento e crescimento.
- Mulheres fortes ajudam a construir umas às outras.
- Mulheres fortes encorajam e incentivam o fortalecimento de outras mulheres!
- Em meio a dificuldade que se encontra a oportunidade.
- Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.
- Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.
- Mesmo que algo pareça difícil, nunca desista antes de tentar.
- Sei aonde vou, e já estou a caminho.
- Ser grato impulsiona e encoraja a vencer todos os dias.
- Eu faço da dificuldade a minha motivação
- Se você quiser se levantar, levante outra pessoa.
- A melhor maneira de aprender, seja o que for, é fazendo.
- Seja hoje melhor do que ontem e amanhã, melhor do que hoje.
- Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.
- O presente é o único momento que temos para fazer algo.
- Quando estiver triste, ore a Deus, pois é dEle que vem a esperança e a motivação.
- Quando acabar a motivação e a esperança, lembre-se da Fé. Essa não pode acabar!
- Motivação e esperança: uma combinação poderosa.
Texto fonte da biografia: Dra Irene Lacerda
Idealização/resumo/revisão: Monia Nogueira